quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Neuro Psiquiatria - Luís Filipe - Complemento para COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA

Comunicação é entendida como o processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebidas, sendo que as próprias mensagens e o modo como se dá o seu intercâmbio exercem influência no comportamento das pessoas nele envolvidas, em curto, médio ou longo prazo.
Neste processo utilizamos como instrumento a comunicação verbal e não-verbal.
A comunicação verbal refere-se á linguagem escrita e falada, aos sons e palavras que usamos para nos comunicar.
A comunicação não-verbal envolve todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras. muitas vezes é por meio dela que identificamos se o paciente está com dor, medo, irritado, ansioso ou preocupado. Entre essas manifestações destacamos a expressão facial (mímica, olhar) e a corporal (postura física e gestos), ou seja, os movimentos do nosso corpo e, ainda, outras manifestações que poderíamos chamar fisiológicas (rubor, sudorese, tremores, lacrimejamento, palidez).
É por meio da comunicação vivenciada pelos membros da equipe de enfermagem e pacientes, ao interagirem, que se podem efinir metas, objetivos a serem atingidos pelo paciente, pela equipe, ou em conjunto, para ajudá-lo a sentir-se como ser humano e pessoa capaz de encontrar soluções para os seus problemas, sendo útil a seus semelhantes e contribuindo para a sociedade em que vive. Estabelece-se, assim uma "troca" entre o homem e seu meio.
A comunicação terapêutica cinsiste na habilidade profissional em usar seu conhecimento sobre comunicação para ajudar a pessoa, com tensão temporária, a conviver com outras pessoas e ajustar-se ao que pode ser mudado, superando os bloqueios a auto-realilzação para enfrentar seus problemas.
Stefanelli preconiza algumas técnicas e passos, descritos a seguir, para tornar terapêutica a interação enfermagem-paciente:
* Estimular o paciente a descrever sua esperiência. Exemplo: " fale-me mais sobre isto."
* Manter-se em silêncio. Exemplo: durante a interação o paciente para de falar, ficando com expressão de choro iminente. O profissional deve ficar em silêncio por algum tempo, aguardando a verbalização do paciente.
* Manter o foco num só assunto. Exemplo: "estávamos falando sobre..."
* Clarear as idéias expressas pelo paciente. Exemplo: "você estava dizendo que..."
* Expressar-se em termos concretos. Exemplo: "sua família virá amanhã."
* Não começar frases com "PorquÊ?" e " Como?"
* Tentar entender os sentimentos não expressos verbalmente e demonstrar interesse pelo paciente. Exemplo: "percebo que você está triste hoje..."

Um dos aspéctos mais importantes é o profissional de enfermagem ter sempre em mente que, quando usa as técnicas de comunicação terapêutica, ao mesmo tempo que ajuda o paciente a expressar, classificar e compreender sua experiência, está servindo de modelo para ele. Com este profissional o paciente aprende a usar padrões mais aceitos de comunicação interpessoal e a corrigir sua comunicação.

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